Pular para o conteúdo principal

Problemas ou “Oportunidades de Melhorias”?

Você já se deparou com situações nas quais buscava soluções para determinados “problemas”, e essas soluções estavam bem próximas de você, sem que você as levasse em consideração?

Pois é, pode até parecer estranho, mas muitas vezes isso ocorre no mundo empresarial, e os gestores encontram ótimas alternativas para os “problemas”, ou melhor, para as “oportunidades de melhorias”. Esse termo é muito mais apropriado e mostra que o crescimento pode ser gerado pelo simples fato de visualizar os problemas como oportunidades, e encontrar formas mais eficientes e eficazes de resolvê-los.

As pessoas são as respostas para muitas soluções que são procuradas, pois quando menos espera-se elas aparecem com alternativas não pensadas até então. É fundamental que os gestores ouçam as pessoas com atenção, pois isso as valoriza e as faz sentirem-se cada vez mais parte do desafiador processo evolutivo do cotidiano.

Para ter pessoas nas equipes, das quais pode-se cobrar resultados, é necessário envolvê-las nas definições das metas para que saibam a razão de estarem sendo cobradas, e para que tenham a propriedade necessária para traçar ações de melhorias sempre que necessário. Esse processo de envolvimento, quando feito de forma com que se desdobre as diretrizes organizacionais em todos os níveis da organização, faz com que uma interdependência, a qual já existe, seja formalizada, e a necessidade de um sincronismo de todos os níveis seja mais entendida por todos.

Um dos grandes diferenciais dos gestores é saber “extrair” das pessoas o que elas têm de melhor, pois as pessoas são diferentes e se complementam. Ter as pessoas certas nos lugares certos mostra o conhecimento e domínio dos perfis dos membros da equipe.
Outro desafio dos gestores é saber encontrar o ponto de equilíbrio entre resultados e pessoas para que consigam direcionar sua equipe. A liderança, por mais desafiadora que seja, deve fluir naturalmente em sua rotina diária.

Sempre haverá pessoas que apenas se envolvem, e pessoas que vão além e que se comprometem com os resultados almejados. Deve ficar claro para todos que o esforço desenvolve muito as pessoas, mas o esforço sem resultados efetivos ganha roupagem de “tentativa”. Quando um esforço não apresenta os resultados esperados, deve-se primeiramente buscar entender as causas que fizeram com que isso ocorresse (uma das causas mais comuns nessa situação chama-se “falta de planejamento”...). Identificadas as causas, deve-se traçar ações para evitar reincidências em resultados não esperados.

A busca pelo “aperfeiçoamento contínuo” é a chave para o sucesso, e quando somada a saber manter os pés no chão, ter humildade acima de tudo e nunca demonstrar arrogância, resulta na proximidade das pessoas. Isso é muito importante, pois a dependência dos outros, para algum motivo específico, nunca deixará de existir.

A educação, a empatia e a resiliência são outras formas de conseguir conquistar a confiança dos que nos cercam, mas não são competências simples de se desenvolver. Parte delas “vem de casa”, mas é preciso passar por diversas situações na vida para desenvolvê-las em níveis mais profundos. A melhor forma de se aprender é estender a mão para ajudar e contribuir com os próximos, e principalmente ser justo com eles.

As situações desafiadoras sempre existirão, e sábios são aqueles que as enxergam como o combustível para manter a chama evolutiva acesa.

Tudo é uma questão de visão, e quem decide a forma de enxergar, é VOCÊ!

Texto escrito por: Mauricio Johnny Loos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recolocação no mercado de trabalho na pandemia.

           Em um cenário pandêmico são muitas as dificuldades que as pessoas têm enfrentado, questões relacionadas à saúde, desemprego e economia tem afetado fortemente a população mundial. Pesquisas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que no Brasil a taxa de desemprego em 2020 chegou a 14,3 %, ou seja, atualmente existem mais de 14,1 milhões de pessoas desempregadas neste país.      Obter a tão sonhada recolocação no mercado de trabalho já não era algo tão simples e fácil antes da pandemia, agora então a situação está um pouco mais complicada e encontrar uma boa oportunidade se tornou algo ainda mais difícil, entretanto o importante é não desistir e acreditar sempre que as coisas vão melhorar.      Com a competitividade cada vez maior no mercado de trabalho é fundamental que além de otimismo, as pessoas que buscam recolocação invistam continuamente em desenvolvimento pessoal ...

Palestrante Renomado vem à Três Lagoas pela Primeira Vez para Falar sobre Inovação e Processo Criativo

Marcos Piangers é jornalista, palestrante e autor do best “O Papai é Pop” que vendeu mais de 250 mil cópias pelo mundo, e vem para Três Lagoas pela 1ª vez para participar da Focus Talks 2019 com a palestra “Criatividade: fora da caixa, dentro da caixa”, uma das melhores palestras sobre inovação segundo o maior evento de marketing da América Latina.  A palestra falará sobre tecnologia, oportunidades digitais, como a inovação acontece e o que precisamos para acompanhar os novos tempos. Explicará as 4 características das empresas inovadoras e como um mundo conectado está mudando marcas, profissões e pessoas. Com mais de duas centenas de apresentações, para grandes empresas, agências de publicidade, faculdades e eventos focados nas mais diversas áreas, Piangers falará sobre o futuro e as tendências com muito bom humor. O evento será no dia 30/08, às 20h, no Papillon Eventos, BR 262 - Km 13 em Três Lagoas. Os ingressos podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda: ...

Janeiro Branco: A importância de cuidar da Saúde Mental para ter uma vida profissional de qualidade.

Infelizmente muitas pessoas ainda possuem grande preconceito a respeito dos cuidados com saúde mental, pois acreditam que cuidar da saúde mental é apenas para aqueles que sofrem com algum tipo de transtorno. Tal crença faz com que muita gente tenha vergonha de procurar por ajuda psicológica. Outra questão que torna as pessoas negligentes quando o assunto é saúde mental é o fato de não se conhecerem e, consequentemente, não se atentarem ao modo como se sentem, como lidam com as suas emoções e sentimentos e ao modo como pensam e se comportam. Essa falta de autoconhecimento coloca as pessoas em um estado de alienação sobre si mesmo, e isso faz com que ignorem ou aceitem quando não estão bem. Quem não cuida da sua saúde mental pode ter problemas em sua vida profissional, considerando que quando está com problemas relacionados à saúde mental a vida entra em um estado de desequilíbrio e isso afeta as concepções que a pessoa tem sobre si mesma, trazendo consequências negativas para o modo com...