Pular para o conteúdo principal

A importância da Autoestima para realizar um bom trabalho.


Autoestima pode ser definida como a soma dos sentimentos, pensamentos e comportamentos que uma pessoa tem em relação a si mesmo considerando o valor e competência que atribui a si. Logo se forma um auto conceito que se caracteriza pelo que a pessoa consciente e inconscientemente pensa que é, portanto este auto conceito funciona como fator determinante para as atitudes, escolhas e decisões de alguém.

A soma entre sentimento de competência e sentimento de valor pessoal é o que determina a nossa Autoestima e isso interfere diretamente no modo como nos relacionamos conosco e com as demais pessoas, além de influenciar nossas ações, pensamentos e decisões. Considerando isto é imprescindível a influência da Autoestima em nosso desempenho e produtividade no ambiente de trabalho.

É muito importante que as pessoas se conheçam e tenham consciência sobre a imagem que tem de si mesmas para que seja possível identificar se esta imagem tem lhe ajudado ou lhe atrapalhado em seu desenvolvimento e rendimento profissional, pois quanto maior sua Autoestima melhor será sua relação consigo e com os colegas de trabalho, maior será sua produtividade e consequentemente melhores serão os resultados que trarão para empresa.

Quando um profissional tem uma boa Autoestima seus pensamentos e atitudes trabalham em seu favor e isso reflete no modo com o mesmo desenvolve o seu trabalho. Um profissional com boa Autoestima consegue enfrentar novos desafios, solucionar problemas, atingir metas e conquistar bons resultados para empresa, além disso, o profissional se sente confiante e capacitado para realizar sua função com excelência e não tem medo em expor suas ideias, podendo contribuir de modo inovador para o sucesso da equipe.

Em contrapartida uma Autoestima negativa prejudica o profissional em diversas atividades, pois quando uma pessoa tem uma imagem negativa de si mesma, falta-lhe o sentimento de valor e competência e isso gera insegurança, medo de novos desafios, dúvidas, conflito interno, dificuldade para se relacionar com outras pessoas e para solucionar problemas, procrastinação e dificuldade para assumir uma atitude positiva mediante sua rotina de trabalho.

Fizemos uma lista de alguns sinais que possam te ajudar a identificar se você está lidando com o problema de baixa Autoestima, confira:

·         Sentimento de fracasso;

·         Pessimismo;

·         Insegurança;

·         Procrastinação;

·         Dificuldade para se relacionar com outras pessoas;

·         Dificuldade em expressar suas opiniões;

·         Vergonha;

·         Culpa;

·         Sentimento de baixo valor ou falta de competência;

·         Comparação constante com outras pessoas;

·         Sentimento de inadequação;

·         Insatisfação constante;

·         Dificuldade em reconhecer as próprias vitórias e conquistas.

Caso tenha se identificado com os sintomas desta lista tenha calma! Neste momento é muito importante que você se acolha e se respeite, compreenda que é possível reverter esta situação e tornar a Autoestima sua grande aliada rumo ao sucesso profissional. Em busca do desenvolvimento da Autoestima é importante desenvolver autoconhecimento e autocuidado, é fundamental aprender a respeitar a si mesmo, acolhendo seus defeitos e reconhecendo sem culpa suas qualidades, habilidades e conquistas. Se precisar de ajuda para lidar com este problema não hesite em procurar um profissional capacitado para lhe orientar, cuidar de si mesmo é ter responsabilidade com o profissional que você se torna a cada dia.


Texto escrito por: Ariane Romero.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recolocação no mercado de trabalho na pandemia.

           Em um cenário pandêmico são muitas as dificuldades que as pessoas têm enfrentado, questões relacionadas à saúde, desemprego e economia tem afetado fortemente a população mundial. Pesquisas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que no Brasil a taxa de desemprego em 2020 chegou a 14,3 %, ou seja, atualmente existem mais de 14,1 milhões de pessoas desempregadas neste país.      Obter a tão sonhada recolocação no mercado de trabalho já não era algo tão simples e fácil antes da pandemia, agora então a situação está um pouco mais complicada e encontrar uma boa oportunidade se tornou algo ainda mais difícil, entretanto o importante é não desistir e acreditar sempre que as coisas vão melhorar.      Com a competitividade cada vez maior no mercado de trabalho é fundamental que além de otimismo, as pessoas que buscam recolocação invistam continuamente em desenvolvimento pessoal ...

Palestrante Renomado vem à Três Lagoas pela Primeira Vez para Falar sobre Inovação e Processo Criativo

Marcos Piangers é jornalista, palestrante e autor do best “O Papai é Pop” que vendeu mais de 250 mil cópias pelo mundo, e vem para Três Lagoas pela 1ª vez para participar da Focus Talks 2019 com a palestra “Criatividade: fora da caixa, dentro da caixa”, uma das melhores palestras sobre inovação segundo o maior evento de marketing da América Latina.  A palestra falará sobre tecnologia, oportunidades digitais, como a inovação acontece e o que precisamos para acompanhar os novos tempos. Explicará as 4 características das empresas inovadoras e como um mundo conectado está mudando marcas, profissões e pessoas. Com mais de duas centenas de apresentações, para grandes empresas, agências de publicidade, faculdades e eventos focados nas mais diversas áreas, Piangers falará sobre o futuro e as tendências com muito bom humor. O evento será no dia 30/08, às 20h, no Papillon Eventos, BR 262 - Km 13 em Três Lagoas. Os ingressos podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda: ...

Janeiro Branco: A importância de cuidar da Saúde Mental para ter uma vida profissional de qualidade.

Infelizmente muitas pessoas ainda possuem grande preconceito a respeito dos cuidados com saúde mental, pois acreditam que cuidar da saúde mental é apenas para aqueles que sofrem com algum tipo de transtorno. Tal crença faz com que muita gente tenha vergonha de procurar por ajuda psicológica. Outra questão que torna as pessoas negligentes quando o assunto é saúde mental é o fato de não se conhecerem e, consequentemente, não se atentarem ao modo como se sentem, como lidam com as suas emoções e sentimentos e ao modo como pensam e se comportam. Essa falta de autoconhecimento coloca as pessoas em um estado de alienação sobre si mesmo, e isso faz com que ignorem ou aceitem quando não estão bem. Quem não cuida da sua saúde mental pode ter problemas em sua vida profissional, considerando que quando está com problemas relacionados à saúde mental a vida entra em um estado de desequilíbrio e isso afeta as concepções que a pessoa tem sobre si mesma, trazendo consequências negativas para o modo com...