Autoestima
pode ser definida como a soma dos sentimentos, pensamentos e comportamentos que
uma pessoa tem em relação a si mesmo considerando o valor e competência que
atribui a si. Logo se forma um auto conceito que se caracteriza pelo que a pessoa
consciente e inconscientemente pensa que é, portanto este auto conceito
funciona como fator determinante para as atitudes, escolhas e decisões de
alguém.
A soma entre
sentimento de competência e sentimento de valor pessoal é o que determina a
nossa Autoestima e isso interfere diretamente no modo como nos relacionamos
conosco e com as demais pessoas, além de influenciar nossas ações, pensamentos
e decisões. Considerando isto é imprescindível a influência da Autoestima em
nosso desempenho e produtividade no ambiente de trabalho.
É muito
importante que as pessoas se conheçam e tenham consciência sobre a imagem que
tem de si mesmas para que seja possível identificar se esta imagem tem lhe
ajudado ou lhe atrapalhado em seu desenvolvimento e rendimento profissional,
pois quanto maior sua Autoestima melhor será sua relação consigo e com os
colegas de trabalho, maior será sua produtividade e consequentemente melhores
serão os resultados que trarão para empresa.
Quando um
profissional tem uma boa Autoestima seus pensamentos e atitudes trabalham em
seu favor e isso reflete no modo com o mesmo desenvolve o seu trabalho. Um
profissional com boa Autoestima consegue enfrentar novos desafios, solucionar
problemas, atingir metas e conquistar bons resultados para empresa, além disso,
o profissional se sente confiante e capacitado para realizar sua função com
excelência e não tem medo em expor suas ideias, podendo contribuir de modo
inovador para o sucesso da equipe.
Em
contrapartida uma Autoestima negativa prejudica o profissional em diversas
atividades, pois quando uma pessoa tem uma imagem negativa de si mesma,
falta-lhe o sentimento de valor e competência e isso gera insegurança, medo de
novos desafios, dúvidas, conflito interno, dificuldade para se relacionar com
outras pessoas e para solucionar problemas, procrastinação e dificuldade para
assumir uma atitude positiva mediante sua rotina de trabalho.
Fizemos uma
lista de alguns sinais que possam te ajudar a identificar se você está lidando
com o problema de baixa Autoestima, confira:
·
Sentimento de fracasso;
·
Pessimismo;
·
Insegurança;
·
Procrastinação;
·
Dificuldade para se relacionar com outras
pessoas;
·
Dificuldade em expressar suas opiniões;
·
Vergonha;
·
Culpa;
·
Sentimento de baixo valor ou falta de
competência;
·
Comparação constante com outras pessoas;
·
Sentimento de inadequação;
·
Insatisfação constante;
·
Dificuldade em reconhecer as próprias vitórias e
conquistas.
Caso tenha se identificado com os sintomas desta lista tenha calma! Neste momento é muito importante que você se acolha e se respeite, compreenda que é possível reverter esta situação e tornar a Autoestima sua grande aliada rumo ao sucesso profissional. Em busca do desenvolvimento da Autoestima é importante desenvolver autoconhecimento e autocuidado, é fundamental aprender a respeitar a si mesmo, acolhendo seus defeitos e reconhecendo sem culpa suas qualidades, habilidades e conquistas. Se precisar de ajuda para lidar com este problema não hesite em procurar um profissional capacitado para lhe orientar, cuidar de si mesmo é ter responsabilidade com o profissional que você se torna a cada dia.
Texto escrito por: Ariane Romero.
Comentários
Postar um comentário