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A importância da Autoestima para realizar um bom trabalho.


Autoestima pode ser definida como a soma dos sentimentos, pensamentos e comportamentos que uma pessoa tem em relação a si mesmo considerando o valor e competência que atribui a si. Logo se forma um auto conceito que se caracteriza pelo que a pessoa consciente e inconscientemente pensa que é, portanto este auto conceito funciona como fator determinante para as atitudes, escolhas e decisões de alguém.

A soma entre sentimento de competência e sentimento de valor pessoal é o que determina a nossa Autoestima e isso interfere diretamente no modo como nos relacionamos conosco e com as demais pessoas, além de influenciar nossas ações, pensamentos e decisões. Considerando isto é imprescindível a influência da Autoestima em nosso desempenho e produtividade no ambiente de trabalho.

É muito importante que as pessoas se conheçam e tenham consciência sobre a imagem que tem de si mesmas para que seja possível identificar se esta imagem tem lhe ajudado ou lhe atrapalhado em seu desenvolvimento e rendimento profissional, pois quanto maior sua Autoestima melhor será sua relação consigo e com os colegas de trabalho, maior será sua produtividade e consequentemente melhores serão os resultados que trarão para empresa.

Quando um profissional tem uma boa Autoestima seus pensamentos e atitudes trabalham em seu favor e isso reflete no modo com o mesmo desenvolve o seu trabalho. Um profissional com boa Autoestima consegue enfrentar novos desafios, solucionar problemas, atingir metas e conquistar bons resultados para empresa, além disso, o profissional se sente confiante e capacitado para realizar sua função com excelência e não tem medo em expor suas ideias, podendo contribuir de modo inovador para o sucesso da equipe.

Em contrapartida uma Autoestima negativa prejudica o profissional em diversas atividades, pois quando uma pessoa tem uma imagem negativa de si mesma, falta-lhe o sentimento de valor e competência e isso gera insegurança, medo de novos desafios, dúvidas, conflito interno, dificuldade para se relacionar com outras pessoas e para solucionar problemas, procrastinação e dificuldade para assumir uma atitude positiva mediante sua rotina de trabalho.

Fizemos uma lista de alguns sinais que possam te ajudar a identificar se você está lidando com o problema de baixa Autoestima, confira:

·         Sentimento de fracasso;

·         Pessimismo;

·         Insegurança;

·         Procrastinação;

·         Dificuldade para se relacionar com outras pessoas;

·         Dificuldade em expressar suas opiniões;

·         Vergonha;

·         Culpa;

·         Sentimento de baixo valor ou falta de competência;

·         Comparação constante com outras pessoas;

·         Sentimento de inadequação;

·         Insatisfação constante;

·         Dificuldade em reconhecer as próprias vitórias e conquistas.

Caso tenha se identificado com os sintomas desta lista tenha calma! Neste momento é muito importante que você se acolha e se respeite, compreenda que é possível reverter esta situação e tornar a Autoestima sua grande aliada rumo ao sucesso profissional. Em busca do desenvolvimento da Autoestima é importante desenvolver autoconhecimento e autocuidado, é fundamental aprender a respeitar a si mesmo, acolhendo seus defeitos e reconhecendo sem culpa suas qualidades, habilidades e conquistas. Se precisar de ajuda para lidar com este problema não hesite em procurar um profissional capacitado para lhe orientar, cuidar de si mesmo é ter responsabilidade com o profissional que você se torna a cada dia.


Texto escrito por: Ariane Romero.

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