Pular para o conteúdo principal

Gestão do Tempo




Por muito tempo eu repeti a frase "Eu não tenho tempo" e também ouço pessoas repetindo a mesma frase o tempo inteiro. Como também, eu vejo pessoas administrando o tempo com perfeição.

Pode soar mal, mas muitas das vezes que nos vemos em meio a tarefas acumuladas nos incomoda ver pessoas conseguindo administrar inúmeras tarefas ao mesmo tempo e com perfeição. Então, chegou o momento em que Eu parei e me questionei: "Como essas pessoas conseguem?".

Se elas conseguem, eu também posso conseguir e foi aí que passei a pesquisar sobre Gestão do Tempo e passei a me observar.

Estou me adaptando ainda aos novos hábitos, mas eu quero compartilhar com vocês o pouco que eu já conquistei. Vou compartilhar três pequenas atitudes que já fizeram uma enorme diferença, são elas:

Silenciar os aplicativos do meu celular (E-mail, WhatsApp, Facebook e Linkedin): 
Eu determino momentos para me dedicar a ler as notificações dos aplicativos ao invés de olhar a cada vibração do celular.

Em meio as minhas pesquisas, eu descobri que a cada interrupção, demoramos aproximadamente 20 minutos para nos concentrarmos novamente e isso é verdade. Cada vez que eu parava minhas atividades para ler uma mensagem em redes sociais eu acabava me desligando do que estava fazendo e ao retornar demandava muito tempo para rever de onde eu parei.

Definir prioridades e aprender a dizer "Não":
Sim, eu posso pedir para meu colega de trabalho aguardar eu terminar o que estou fazendo para depois receber a minha atenção. O que há de errado em dizer: "Hoje eu não posso" ou "Agora eu não posso"?

Definir o propósito de vida e deixa-lo a vista:
Por meio de imagens eu descrevi o meu propósito de vida e as deixo sobre minha mesa. É uma atitude simples, mas que reduz absurdamente a procrastinação.

Há muito mais coisas que eu preciso inserir em minha vida para tirar melhor proveito do meu tempo, mas essas três já fizeram muita diferença e decidi compartilhar com a inteção de ajudar aqueles que se encontram na mesma situação. Espero ter contribuído por meio deste texto e deixo o convite para que compartilhem suas estratégias de gestão do tempo.

Texto escrito por: Josiane Carla Vitorino Loos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da Autoestima para realizar um bom trabalho.

Autoestima pode ser definida como a soma dos sentimentos, pensamentos e comportamentos que uma pessoa tem em relação a si mesmo considerando o valor e competência que atribui a si. Logo se forma um auto conceito que se caracteriza pelo que a pessoa consciente e inconscientemente pensa que é, portanto este auto conceito funciona como fator determinante para as atitudes, escolhas e decisões de alguém. A soma entre sentimento de competência e sentimento de valor pessoal é o que determina a nossa Autoestima e isso interfere diretamente no modo como nos relacionamos conosco e com as demais pessoas, além de influenciar nossas ações, pensamentos e decisões. Considerando isto é imprescindível a influência da Autoestima em nosso desempenho e produtividade no ambiente de trabalho. É muito importante que as pessoas se conheçam e tenham consciência sobre a imagem que tem de si mesmas para que seja possível identificar se esta imagem tem lhe ajudado ou lhe atrapalhado em seu desenvolvimento e...

Janeiro Branco: A importância de cuidar da Saúde Mental para ter uma vida profissional de qualidade.

Infelizmente muitas pessoas ainda possuem grande preconceito a respeito dos cuidados com saúde mental, pois acreditam que cuidar da saúde mental é apenas para aqueles que sofrem com algum tipo de transtorno. Tal crença faz com que muita gente tenha vergonha de procurar por ajuda psicológica. Outra questão que torna as pessoas negligentes quando o assunto é saúde mental é o fato de não se conhecerem e, consequentemente, não se atentarem ao modo como se sentem, como lidam com as suas emoções e sentimentos e ao modo como pensam e se comportam. Essa falta de autoconhecimento coloca as pessoas em um estado de alienação sobre si mesmo, e isso faz com que ignorem ou aceitem quando não estão bem. Quem não cuida da sua saúde mental pode ter problemas em sua vida profissional, considerando que quando está com problemas relacionados à saúde mental a vida entra em um estado de desequilíbrio e isso afeta as concepções que a pessoa tem sobre si mesma, trazendo consequências negativas para o modo com...

Problemas ou “Oportunidades de Melhorias”?

Você já se deparou com situações nas quais buscava soluções para determinados “problemas”, e essas soluções estavam bem próximas de você, sem que você as levasse em consideração? Pois é, pode até parecer estranho, mas muitas vezes isso ocorre no mundo empresarial, e os gestores encontram ótimas alternativas para os “problemas”, ou melhor, para as  “oportunidades de melhorias” . Esse termo é muito mais apropriado e mostra que o crescimento pode ser gerado pelo simples fato de visualizar os problemas como oportunidades, e encontrar formas mais  eficientes e eficazes  de resolvê-los. As  pessoas são as respostas  para muitas soluções que são procuradas, pois quando menos espera-se elas aparecem com alternativas não pensadas até então. É fundamental que os gestores  ouçam as pessoas com atenção,  pois isso as valoriza e as faz sentirem-se cada vez mais parte do desafiador processo evolutivo do cotidiano. Para ter pessoas nas equipes, das qu...