Pular para o conteúdo principal

Oratória - domine a arte de falar em público

Para falar bem, se expressar, sem temer como e por quem será ouvido, é preciso dominar a arte da oratória





É muito comum as pessoas travarem na hora de falar em público, principalmente quando mais precisam. E isso começa desde muito cedo. Essa timidez pode prejudicar muito nos âmbitos profissional, pessoal, corporativo, e até afetivo.

Para falar bem, se expressar, sem temer como e por quem será ouvido, é preciso dominar a arte da oratória. Que é, nada mais, nada menos, que a arte de falar bem em público – independente da proporção desse público.

Você pode ter todo o conteúdo e a capacidade necessários, mas se não conseguir colocar isso em prática para transmitir ao seu público – seja ele um psicólogo em uma entrevista de emprego ou uma plateia em uma palestra – não conseguirá defender nem apresentar suas ideias, elas ficarão emaranhadas em palavras confusas de um discurso e não chegarão ao seu objetivo final.

1. Controle seus nervos

O primeiro processo que acontece e que atrapalha toda a oratória é o nervosismo. Não adianta muito estarmos preparados, porém intimidados e nervosos, com frio na barriga, mãos trêmulas e pensamento acelerado. Portanto, inspire bem fundo, expire todo o ar, inspire novamente, e repita até acalmar o coração.

2. Saiba respirar!

Respirar de forma errada pode te deixar ofegante, quando você fica ofegante sua fala é comprometida, a fala comprometida pode afetar sua autoconfiança. Portanto: lembre-se do item 1, respire fundo e com calma, desacelere.

3. Confiança começa na postura

Nada de ombros caídos, quadril torto ou pescoço tenso. Uma postura empoderada pode transmitir uma mensagem não-verbal de autoconfiança. Mantenha a coluna ereta, o quadril encaixado, braços e pescoço relaxados, afastando a tensão.

4. Expressão facial

Seu rosto precisa ter coerência com o que seus lábios dizem. Um deslize muito comum na falta de oratória de uma apresentação é a falta de coerência entre o discurso e a expressão facial.

5. Fuja dos vícios

Vícios de linguagem – como as gírias – podem tirar o foco dos espectadores do gancho de seu discurso. Trabalhe em seu diálogo.

Esses foram cinco de muitos ensinamentos e dicas que cursos de oratória oferecem. Para ter uma postura autoconfiante, deixar de lado o medo e a timidez, e assumir o conhecimento e a preparação que tem, a Focus oferece treinamentos específicos de oratória. Acesse o site www.focusconhecimento.com.br para mais informações.

Data do próximo curso de Oratória da Focus: 29/02 e 01/03.


Fonte: "Hojemais.com.br"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recolocação no mercado de trabalho na pandemia.

           Em um cenário pandêmico são muitas as dificuldades que as pessoas têm enfrentado, questões relacionadas à saúde, desemprego e economia tem afetado fortemente a população mundial. Pesquisas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que no Brasil a taxa de desemprego em 2020 chegou a 14,3 %, ou seja, atualmente existem mais de 14,1 milhões de pessoas desempregadas neste país.      Obter a tão sonhada recolocação no mercado de trabalho já não era algo tão simples e fácil antes da pandemia, agora então a situação está um pouco mais complicada e encontrar uma boa oportunidade se tornou algo ainda mais difícil, entretanto o importante é não desistir e acreditar sempre que as coisas vão melhorar.      Com a competitividade cada vez maior no mercado de trabalho é fundamental que além de otimismo, as pessoas que buscam recolocação invistam continuamente em desenvolvimento pessoal ...

Palestrante Renomado vem à Três Lagoas pela Primeira Vez para Falar sobre Inovação e Processo Criativo

Marcos Piangers é jornalista, palestrante e autor do best “O Papai é Pop” que vendeu mais de 250 mil cópias pelo mundo, e vem para Três Lagoas pela 1ª vez para participar da Focus Talks 2019 com a palestra “Criatividade: fora da caixa, dentro da caixa”, uma das melhores palestras sobre inovação segundo o maior evento de marketing da América Latina.  A palestra falará sobre tecnologia, oportunidades digitais, como a inovação acontece e o que precisamos para acompanhar os novos tempos. Explicará as 4 características das empresas inovadoras e como um mundo conectado está mudando marcas, profissões e pessoas. Com mais de duas centenas de apresentações, para grandes empresas, agências de publicidade, faculdades e eventos focados nas mais diversas áreas, Piangers falará sobre o futuro e as tendências com muito bom humor. O evento será no dia 30/08, às 20h, no Papillon Eventos, BR 262 - Km 13 em Três Lagoas. Os ingressos podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda: ...

Janeiro Branco: A importância de cuidar da Saúde Mental para ter uma vida profissional de qualidade.

Infelizmente muitas pessoas ainda possuem grande preconceito a respeito dos cuidados com saúde mental, pois acreditam que cuidar da saúde mental é apenas para aqueles que sofrem com algum tipo de transtorno. Tal crença faz com que muita gente tenha vergonha de procurar por ajuda psicológica. Outra questão que torna as pessoas negligentes quando o assunto é saúde mental é o fato de não se conhecerem e, consequentemente, não se atentarem ao modo como se sentem, como lidam com as suas emoções e sentimentos e ao modo como pensam e se comportam. Essa falta de autoconhecimento coloca as pessoas em um estado de alienação sobre si mesmo, e isso faz com que ignorem ou aceitem quando não estão bem. Quem não cuida da sua saúde mental pode ter problemas em sua vida profissional, considerando que quando está com problemas relacionados à saúde mental a vida entra em um estado de desequilíbrio e isso afeta as concepções que a pessoa tem sobre si mesma, trazendo consequências negativas para o modo com...