Para falar bem, se expressar, sem temer como e por quem será ouvido, é preciso dominar a arte da oratória
É muito comum as pessoas travarem na hora de falar em público, principalmente quando mais precisam. E isso começa desde muito cedo. Essa timidez pode prejudicar muito nos âmbitos profissional, pessoal, corporativo, e até afetivo.
Para falar bem, se expressar, sem temer como e por quem será ouvido, é preciso dominar a arte da oratória. Que é, nada mais, nada menos, que a arte de falar bem em público – independente da proporção desse público.
Você pode ter todo o conteúdo e a capacidade necessários, mas se não conseguir colocar isso em prática para transmitir ao seu público – seja ele um psicólogo em uma entrevista de emprego ou uma plateia em uma palestra – não conseguirá defender nem apresentar suas ideias, elas ficarão emaranhadas em palavras confusas de um discurso e não chegarão ao seu objetivo final.
1. Controle seus nervos
O primeiro processo que acontece e que atrapalha toda a oratória é o nervosismo. Não adianta muito estarmos preparados, porém intimidados e nervosos, com frio na barriga, mãos trêmulas e pensamento acelerado. Portanto, inspire bem fundo, expire todo o ar, inspire novamente, e repita até acalmar o coração.
2. Saiba respirar!
Respirar de forma errada pode te deixar ofegante, quando você fica ofegante sua fala é comprometida, a fala comprometida pode afetar sua autoconfiança. Portanto: lembre-se do item 1, respire fundo e com calma, desacelere.
3. Confiança começa na postura
Nada de ombros caídos, quadril torto ou pescoço tenso. Uma postura empoderada pode transmitir uma mensagem não-verbal de autoconfiança. Mantenha a coluna ereta, o quadril encaixado, braços e pescoço relaxados, afastando a tensão.
4. Expressão facial
Seu rosto precisa ter coerência com o que seus lábios dizem. Um deslize muito comum na falta de oratória de uma apresentação é a falta de coerência entre o discurso e a expressão facial.
5. Fuja dos vícios
Vícios de linguagem – como as gírias – podem tirar o foco dos espectadores do gancho de seu discurso. Trabalhe em seu diálogo.
Esses foram cinco de muitos ensinamentos e dicas que cursos de oratória oferecem. Para ter uma postura autoconfiante, deixar de lado o medo e a timidez, e assumir o conhecimento e a preparação que tem, a Focus oferece treinamentos específicos de oratória. Acesse o site www.focusconhecimento.com.br para mais informações.
Data do próximo curso de Oratória da Focus: 29/02 e 01/03.
Fonte: "Hojemais.com.br"
Comentários
Postar um comentário