Pular para o conteúdo principal

Oratória - domine a arte de falar em público

Para falar bem, se expressar, sem temer como e por quem será ouvido, é preciso dominar a arte da oratória





É muito comum as pessoas travarem na hora de falar em público, principalmente quando mais precisam. E isso começa desde muito cedo. Essa timidez pode prejudicar muito nos âmbitos profissional, pessoal, corporativo, e até afetivo.

Para falar bem, se expressar, sem temer como e por quem será ouvido, é preciso dominar a arte da oratória. Que é, nada mais, nada menos, que a arte de falar bem em público – independente da proporção desse público.

Você pode ter todo o conteúdo e a capacidade necessários, mas se não conseguir colocar isso em prática para transmitir ao seu público – seja ele um psicólogo em uma entrevista de emprego ou uma plateia em uma palestra – não conseguirá defender nem apresentar suas ideias, elas ficarão emaranhadas em palavras confusas de um discurso e não chegarão ao seu objetivo final.

1. Controle seus nervos

O primeiro processo que acontece e que atrapalha toda a oratória é o nervosismo. Não adianta muito estarmos preparados, porém intimidados e nervosos, com frio na barriga, mãos trêmulas e pensamento acelerado. Portanto, inspire bem fundo, expire todo o ar, inspire novamente, e repita até acalmar o coração.

2. Saiba respirar!

Respirar de forma errada pode te deixar ofegante, quando você fica ofegante sua fala é comprometida, a fala comprometida pode afetar sua autoconfiança. Portanto: lembre-se do item 1, respire fundo e com calma, desacelere.

3. Confiança começa na postura

Nada de ombros caídos, quadril torto ou pescoço tenso. Uma postura empoderada pode transmitir uma mensagem não-verbal de autoconfiança. Mantenha a coluna ereta, o quadril encaixado, braços e pescoço relaxados, afastando a tensão.

4. Expressão facial

Seu rosto precisa ter coerência com o que seus lábios dizem. Um deslize muito comum na falta de oratória de uma apresentação é a falta de coerência entre o discurso e a expressão facial.

5. Fuja dos vícios

Vícios de linguagem – como as gírias – podem tirar o foco dos espectadores do gancho de seu discurso. Trabalhe em seu diálogo.

Esses foram cinco de muitos ensinamentos e dicas que cursos de oratória oferecem. Para ter uma postura autoconfiante, deixar de lado o medo e a timidez, e assumir o conhecimento e a preparação que tem, a Focus oferece treinamentos específicos de oratória. Acesse o site www.focusconhecimento.com.br para mais informações.

Data do próximo curso de Oratória da Focus: 29/02 e 01/03.


Fonte: "Hojemais.com.br"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestrante Renomado vem à Três Lagoas pela Primeira Vez para Falar sobre Inovação e Processo Criativo

Marcos Piangers é jornalista, palestrante e autor do best “O Papai é Pop” que vendeu mais de 250 mil cópias pelo mundo, e vem para Três Lagoas pela 1ª vez para participar da Focus Talks 2019 com a palestra “Criatividade: fora da caixa, dentro da caixa”, uma das melhores palestras sobre inovação segundo o maior evento de marketing da América Latina.  A palestra falará sobre tecnologia, oportunidades digitais, como a inovação acontece e o que precisamos para acompanhar os novos tempos. Explicará as 4 características das empresas inovadoras e como um mundo conectado está mudando marcas, profissões e pessoas. Com mais de duas centenas de apresentações, para grandes empresas, agências de publicidade, faculdades e eventos focados nas mais diversas áreas, Piangers falará sobre o futuro e as tendências com muito bom humor. O evento será no dia 30/08, às 20h, no Papillon Eventos, BR 262 - Km 13 em Três Lagoas. Os ingressos podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda: Ótic

Ética Profissional e a sua Importância para se Tornar um Profissional de Sucesso!

  Cada vez mais as empresas têm buscado por profissionais que sejam compatíveis com a sua missão, visão e valores, pois para que um colaborador contribua para o desenvolvimento e crescimento da empresa, ele precisa estar engajado com o que faz e comprometido com as normas da organização. A conduta de um colaborador comprometido tem como base a Ética Profissional que pode ser compreendida como um conjunto de valores morais e regras que norteiam a atuação dos profissionais no exercício de suas funções. Os profissionais que atuam com ética, são aqueles que fazem o melhor sempre com responsabilidade, honestidade, transparência, humildade, integridade e respeito. Os melhores profissionais do mercado de trabalho são aqueles que, além de terem domínio e conhecimento sobre o que fazem, buscam sempre por constante aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e pessoal. Este contínuo desenvolvimento envolve a capacidade que a pessoa tem de reconhecer seus pontos fortes e fracos e assim re

Problemas ou “Oportunidades de Melhorias”?

Você já se deparou com situações nas quais buscava soluções para determinados “problemas”, e essas soluções estavam bem próximas de você, sem que você as levasse em consideração? Pois é, pode até parecer estranho, mas muitas vezes isso ocorre no mundo empresarial, e os gestores encontram ótimas alternativas para os “problemas”, ou melhor, para as  “oportunidades de melhorias” . Esse termo é muito mais apropriado e mostra que o crescimento pode ser gerado pelo simples fato de visualizar os problemas como oportunidades, e encontrar formas mais  eficientes e eficazes  de resolvê-los. As  pessoas são as respostas  para muitas soluções que são procuradas, pois quando menos espera-se elas aparecem com alternativas não pensadas até então. É fundamental que os gestores  ouçam as pessoas com atenção,  pois isso as valoriza e as faz sentirem-se cada vez mais parte do desafiador processo evolutivo do cotidiano. Para ter pessoas nas equipes, das quais pode-se cobrar resultados, é n