Pular para o conteúdo principal

Dicas para uma Agenda mais Produtiva

Você tem dificuldades em planejar ou seguir a sua agenda? Se a sua resposta foi "Sim", esse texto é para você.
Uma agenda nada mais é do que um direcionador das suas ações e é imprescindível que você tenha um planejamento do que precisa ser feito, caso não o tenha você poderá apenas ser empurrado pelas atividades conforme elas forem surgindo. 
Quem nunca chegou ao final do dia e disse: "Eu esqueci de ter feito tal coisa" ou "Não posso esquecer de fazer isso amanhã" ou até mesmo "Poxa, estava na minha agenda, mas eu esqueci de olhar". A agenda pode ser uma grande aliada da sua produtividade, mas para isso é necessário que ela esteja sempre em mãos e atualizada. Vamos à algumas dicas que irão lhe ajudar a ter uma agenda mais produtiva:

1 - Tipo de agenda:
Se você gosta de escrever, adora fazer listas, tem sempre uma caneta e um papel em mãos, o melhor tipo de agenda pra você é a física e Eu recomendo que seja uma agenda com datas, independente se for diária, semanal ou até mesmo mensal. O importante é você ter os dias para facilmente agendar os compromissos futuros.
Agora, se você é do tipo que usa o celular para praticamente tudo, o melhor tipo de agenda pra você é a virtual. 
É importante que a agenda se enquadre nos seus hábitos já existentes. Por exemplo, se você é uma pessoa que não se identifica com papéis e tentar usar uma agenda impressa, certamente essa agenda será deixada de lado rapidamente.

2 - Planejamento:
Faça um planejamento macro semanal das atividades que precisam ser realizadas dentro daquela semana e revise-as diariamente para garantir que até o fim da semana tudo terá sido realizado. Para fazer esse planejamento semanal, é importante que você dedique um tempo exclusivamente para isso, que realmente se reúna consigo, evite interrupções, se concentre nos seus projetos e distribua as ações no decorrer dos dias seguintes.
Qual o melhor horário ou período para fazer o planejamento? Recomenda-se fazer ao final do dia, quando você revisa tudo o que foi realizado no dia que se encerra e planeja o dia seguinte. Então, o dia de hoje deve ter sido planejado ontem e o dia de amanhã será planejado hoje ao final do dia. Deixar essa função para o final do dia também vai liberar a sua mente, pois uma vez que você tomou nota ela não precisa mais memorizar aquela atividade e consequentemente você terminará o seu dia mais descansado.

3 - Intervalo de Tempo:
Seja realista e lembre-se de considerar os imprevistos. Ao planejar o dia, você precisa ter uma estimativa de tempo para cada atividade e precisa deixar folgas para inserir os imprevistos que irão surgir durante o dia, por exemplo: se você tem 8 horas de trabalho, planeje 5 a 6 horas de atividades e deixe o saldo para as ligações que terá que atender, para as atividades urgentes que irão surgir, entre outros. Mas e se eu realizar todas as atividades e me sobrar tempo, posso erguer os pés e ficar de boa? Não, se sobrar tempo, você pode antecipar atividades do dia seguinte. Caso você não tenha conseguido realizar todas as atividades previstas para o dia, você deve encaixá-las em dias seguintes.

Foram três dicas muito simples e comprovadas por especialistas. Acredito que se implantadas, certamente ajudarão você a tornar seus dias mais produtivos e reduzir consideravelmente a procrastinação.

Texto escrito por: Josiane Carla Vitorino Loos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da Autoestima para realizar um bom trabalho.

Autoestima pode ser definida como a soma dos sentimentos, pensamentos e comportamentos que uma pessoa tem em relação a si mesmo considerando o valor e competência que atribui a si. Logo se forma um auto conceito que se caracteriza pelo que a pessoa consciente e inconscientemente pensa que é, portanto este auto conceito funciona como fator determinante para as atitudes, escolhas e decisões de alguém. A soma entre sentimento de competência e sentimento de valor pessoal é o que determina a nossa Autoestima e isso interfere diretamente no modo como nos relacionamos conosco e com as demais pessoas, além de influenciar nossas ações, pensamentos e decisões. Considerando isto é imprescindível a influência da Autoestima em nosso desempenho e produtividade no ambiente de trabalho. É muito importante que as pessoas se conheçam e tenham consciência sobre a imagem que tem de si mesmas para que seja possível identificar se esta imagem tem lhe ajudado ou lhe atrapalhado em seu desenvolvimento e...

Janeiro Branco: A importância de cuidar da Saúde Mental para ter uma vida profissional de qualidade.

Infelizmente muitas pessoas ainda possuem grande preconceito a respeito dos cuidados com saúde mental, pois acreditam que cuidar da saúde mental é apenas para aqueles que sofrem com algum tipo de transtorno. Tal crença faz com que muita gente tenha vergonha de procurar por ajuda psicológica. Outra questão que torna as pessoas negligentes quando o assunto é saúde mental é o fato de não se conhecerem e, consequentemente, não se atentarem ao modo como se sentem, como lidam com as suas emoções e sentimentos e ao modo como pensam e se comportam. Essa falta de autoconhecimento coloca as pessoas em um estado de alienação sobre si mesmo, e isso faz com que ignorem ou aceitem quando não estão bem. Quem não cuida da sua saúde mental pode ter problemas em sua vida profissional, considerando que quando está com problemas relacionados à saúde mental a vida entra em um estado de desequilíbrio e isso afeta as concepções que a pessoa tem sobre si mesma, trazendo consequências negativas para o modo com...

Ética Profissional e a sua Importância para se Tornar um Profissional de Sucesso!

  Cada vez mais as empresas têm buscado por profissionais que sejam compatíveis com a sua missão, visão e valores, pois para que um colaborador contribua para o desenvolvimento e crescimento da empresa, ele precisa estar engajado com o que faz e comprometido com as normas da organização. A conduta de um colaborador comprometido tem como base a Ética Profissional que pode ser compreendida como um conjunto de valores morais e regras que norteiam a atuação dos profissionais no exercício de suas funções. Os profissionais que atuam com ética, são aqueles que fazem o melhor sempre com responsabilidade, honestidade, transparência, humildade, integridade e respeito. Os melhores profissionais do mercado de trabalho são aqueles que, além de terem domínio e conhecimento sobre o que fazem, buscam sempre por constante aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e pessoal. Este contínuo desenvolvimento envolve a capacidade que a pessoa tem de reconhecer seus pontos fortes e fracos e assi...