Você tem dificuldades em planejar ou seguir a sua agenda? Se a sua resposta foi "Sim", esse texto é para você.
Uma agenda nada mais é do que um direcionador das suas ações e é imprescindível que você tenha um planejamento do que precisa ser feito, caso não o tenha você poderá apenas ser empurrado pelas atividades conforme elas forem surgindo.
Quem nunca chegou ao final do dia e disse: "Eu esqueci de ter feito tal coisa" ou "Não posso esquecer de fazer isso amanhã" ou até mesmo "Poxa, estava na minha agenda, mas eu esqueci de olhar". A agenda pode ser uma grande aliada da sua produtividade, mas para isso é necessário que ela esteja sempre em mãos e atualizada. Vamos à algumas dicas que irão lhe ajudar a ter uma agenda mais produtiva:
1 - Tipo de agenda:
Se você gosta de escrever, adora fazer listas, tem sempre uma caneta e um papel em mãos, o melhor tipo de agenda pra você é a física e Eu recomendo que seja uma agenda com datas, independente se for diária, semanal ou até mesmo mensal. O importante é você ter os dias para facilmente agendar os compromissos futuros.
Agora, se você é do tipo que usa o celular para praticamente tudo, o melhor tipo de agenda pra você é a virtual.
É importante que a agenda se enquadre nos seus hábitos já existentes. Por exemplo, se você é uma pessoa que não se identifica com papéis e tentar usar uma agenda impressa, certamente essa agenda será deixada de lado rapidamente.
2 - Planejamento:
Faça um planejamento macro semanal das atividades que precisam ser realizadas dentro daquela semana e revise-as diariamente para garantir que até o fim da semana tudo terá sido realizado. Para fazer esse planejamento semanal, é importante que você dedique um tempo exclusivamente para isso, que realmente se reúna consigo, evite interrupções, se concentre nos seus projetos e distribua as ações no decorrer dos dias seguintes.
Qual o melhor horário ou período para fazer o planejamento? Recomenda-se fazer ao final do dia, quando você revisa tudo o que foi realizado no dia que se encerra e planeja o dia seguinte. Então, o dia de hoje deve ter sido planejado ontem e o dia de amanhã será planejado hoje ao final do dia. Deixar essa função para o final do dia também vai liberar a sua mente, pois uma vez que você tomou nota ela não precisa mais memorizar aquela atividade e consequentemente você terminará o seu dia mais descansado.
3 - Intervalo de Tempo:
Seja realista e lembre-se de considerar os imprevistos. Ao planejar o dia, você precisa ter uma estimativa de tempo para cada atividade e precisa deixar folgas para inserir os imprevistos que irão surgir durante o dia, por exemplo: se você tem 8 horas de trabalho, planeje 5 a 6 horas de atividades e deixe o saldo para as ligações que terá que atender, para as atividades urgentes que irão surgir, entre outros. Mas e se eu realizar todas as atividades e me sobrar tempo, posso erguer os pés e ficar de boa? Não, se sobrar tempo, você pode antecipar atividades do dia seguinte. Caso você não tenha conseguido realizar todas as atividades previstas para o dia, você deve encaixá-las em dias seguintes.
Foram três dicas muito simples e comprovadas por especialistas. Acredito que se implantadas, certamente ajudarão você a tornar seus dias mais produtivos e reduzir consideravelmente a procrastinação.
Texto escrito por: Josiane Carla Vitorino Loos.
Comentários
Postar um comentário