Pular para o conteúdo principal

Dicas para uma Agenda mais Produtiva

Você tem dificuldades em planejar ou seguir a sua agenda? Se a sua resposta foi "Sim", esse texto é para você.
Uma agenda nada mais é do que um direcionador das suas ações e é imprescindível que você tenha um planejamento do que precisa ser feito, caso não o tenha você poderá apenas ser empurrado pelas atividades conforme elas forem surgindo. 
Quem nunca chegou ao final do dia e disse: "Eu esqueci de ter feito tal coisa" ou "Não posso esquecer de fazer isso amanhã" ou até mesmo "Poxa, estava na minha agenda, mas eu esqueci de olhar". A agenda pode ser uma grande aliada da sua produtividade, mas para isso é necessário que ela esteja sempre em mãos e atualizada. Vamos à algumas dicas que irão lhe ajudar a ter uma agenda mais produtiva:

1 - Tipo de agenda:
Se você gosta de escrever, adora fazer listas, tem sempre uma caneta e um papel em mãos, o melhor tipo de agenda pra você é a física e Eu recomendo que seja uma agenda com datas, independente se for diária, semanal ou até mesmo mensal. O importante é você ter os dias para facilmente agendar os compromissos futuros.
Agora, se você é do tipo que usa o celular para praticamente tudo, o melhor tipo de agenda pra você é a virtual. 
É importante que a agenda se enquadre nos seus hábitos já existentes. Por exemplo, se você é uma pessoa que não se identifica com papéis e tentar usar uma agenda impressa, certamente essa agenda será deixada de lado rapidamente.

2 - Planejamento:
Faça um planejamento macro semanal das atividades que precisam ser realizadas dentro daquela semana e revise-as diariamente para garantir que até o fim da semana tudo terá sido realizado. Para fazer esse planejamento semanal, é importante que você dedique um tempo exclusivamente para isso, que realmente se reúna consigo, evite interrupções, se concentre nos seus projetos e distribua as ações no decorrer dos dias seguintes.
Qual o melhor horário ou período para fazer o planejamento? Recomenda-se fazer ao final do dia, quando você revisa tudo o que foi realizado no dia que se encerra e planeja o dia seguinte. Então, o dia de hoje deve ter sido planejado ontem e o dia de amanhã será planejado hoje ao final do dia. Deixar essa função para o final do dia também vai liberar a sua mente, pois uma vez que você tomou nota ela não precisa mais memorizar aquela atividade e consequentemente você terminará o seu dia mais descansado.

3 - Intervalo de Tempo:
Seja realista e lembre-se de considerar os imprevistos. Ao planejar o dia, você precisa ter uma estimativa de tempo para cada atividade e precisa deixar folgas para inserir os imprevistos que irão surgir durante o dia, por exemplo: se você tem 8 horas de trabalho, planeje 5 a 6 horas de atividades e deixe o saldo para as ligações que terá que atender, para as atividades urgentes que irão surgir, entre outros. Mas e se eu realizar todas as atividades e me sobrar tempo, posso erguer os pés e ficar de boa? Não, se sobrar tempo, você pode antecipar atividades do dia seguinte. Caso você não tenha conseguido realizar todas as atividades previstas para o dia, você deve encaixá-las em dias seguintes.

Foram três dicas muito simples e comprovadas por especialistas. Acredito que se implantadas, certamente ajudarão você a tornar seus dias mais produtivos e reduzir consideravelmente a procrastinação.

Texto escrito por: Josiane Carla Vitorino Loos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestrante Renomado vem à Três Lagoas pela Primeira Vez para Falar sobre Inovação e Processo Criativo

Marcos Piangers é jornalista, palestrante e autor do best “O Papai é Pop” que vendeu mais de 250 mil cópias pelo mundo, e vem para Três Lagoas pela 1ª vez para participar da Focus Talks 2019 com a palestra “Criatividade: fora da caixa, dentro da caixa”, uma das melhores palestras sobre inovação segundo o maior evento de marketing da América Latina.  A palestra falará sobre tecnologia, oportunidades digitais, como a inovação acontece e o que precisamos para acompanhar os novos tempos. Explicará as 4 características das empresas inovadoras e como um mundo conectado está mudando marcas, profissões e pessoas. Com mais de duas centenas de apresentações, para grandes empresas, agências de publicidade, faculdades e eventos focados nas mais diversas áreas, Piangers falará sobre o futuro e as tendências com muito bom humor. O evento será no dia 30/08, às 20h, no Papillon Eventos, BR 262 - Km 13 em Três Lagoas. Os ingressos podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda: Ótic

Ética Profissional e a sua Importância para se Tornar um Profissional de Sucesso!

  Cada vez mais as empresas têm buscado por profissionais que sejam compatíveis com a sua missão, visão e valores, pois para que um colaborador contribua para o desenvolvimento e crescimento da empresa, ele precisa estar engajado com o que faz e comprometido com as normas da organização. A conduta de um colaborador comprometido tem como base a Ética Profissional que pode ser compreendida como um conjunto de valores morais e regras que norteiam a atuação dos profissionais no exercício de suas funções. Os profissionais que atuam com ética, são aqueles que fazem o melhor sempre com responsabilidade, honestidade, transparência, humildade, integridade e respeito. Os melhores profissionais do mercado de trabalho são aqueles que, além de terem domínio e conhecimento sobre o que fazem, buscam sempre por constante aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e pessoal. Este contínuo desenvolvimento envolve a capacidade que a pessoa tem de reconhecer seus pontos fortes e fracos e assim re

Problemas ou “Oportunidades de Melhorias”?

Você já se deparou com situações nas quais buscava soluções para determinados “problemas”, e essas soluções estavam bem próximas de você, sem que você as levasse em consideração? Pois é, pode até parecer estranho, mas muitas vezes isso ocorre no mundo empresarial, e os gestores encontram ótimas alternativas para os “problemas”, ou melhor, para as  “oportunidades de melhorias” . Esse termo é muito mais apropriado e mostra que o crescimento pode ser gerado pelo simples fato de visualizar os problemas como oportunidades, e encontrar formas mais  eficientes e eficazes  de resolvê-los. As  pessoas são as respostas  para muitas soluções que são procuradas, pois quando menos espera-se elas aparecem com alternativas não pensadas até então. É fundamental que os gestores  ouçam as pessoas com atenção,  pois isso as valoriza e as faz sentirem-se cada vez mais parte do desafiador processo evolutivo do cotidiano. Para ter pessoas nas equipes, das quais pode-se cobrar resultados, é n