Pular para o conteúdo principal

Dicas para Trabalhar Home Office


Você está diante a necessidade de trabalhar em sua casa? 
Está tendo dificuldades para manter a Concentração e Produtividade nesse formato de trabalho?

Vem comigo que vou compartilhar dicas comprovadas por mim e que vão lhe ajudar a conseguir os melhores resultados.

A nossa casa é nosso ambiente pessoal e nele temos inúmeras distrações, como: crianças, televisão, sofá, geladeira, cama e muitos outros. A seguir compartilho Seis Dicas para driblar todas essas distrações.

1 - Defina um local de Trabalho.
Crie um local para trabalhar. Caso não tenha uma mesa já utilizada para estudos, crie uma utilizando um aparador, uma mesa de canto, ou qualquer outro móvel que possa se transformar em uma mesa para o apoio do seu computador e papéis. 
Jamais utilize o sofá ou a cama como local para trabalhar e recomendo também evitar a cozinha, esses são os locais que mais criam distrações.

2 - Vista-se para Trabalhar.
Mesmo trabalhando em casa, você deve repetir o mesmo ritual como quando sai para trabalhar. Quando você se veste, se arruma, se perfuma, calça os sapatos, você está virando a chave do seu cérebro e informando que é hora de produzir.
Se você apenas sair da sua cama, permanecer com o pijama ou uma roupa que costuma usar em casa, despenteado, de chinelos... seu cérebro entenderá que você ainda está em momento de relaxamento e enviará comandos que te façam relaxar. Então tome uma banho, vista-se, arrume-se para sair e então inicie seu trabalho.

3 - Planeje seu dia.
Faça uma lista de tudo o que você precisa realizar no dia e assuma um compromisso consigo mesmo de só parar após concluir toda a lista. É fundamental você ter isso definido, pois o fato de não estar próximo aos demais colegas de trabalho aumenta muito as chances de procrastinação.

4 - Envolva as crianças.
Se você tem crianças em casa, você tem um desafio maior. Minha sugestão é explicar à criança que está em casa mas que está trabalhando e convidá-la a trabalhar junto com você.
Você pode colocar uma mesa para ela ao lado da sua mesa e disponibilizar jogos, papéis, lápis entre outros objetos que a manterá entretida. A criança se sentirá próxima a você e orgulhosa por estar trabalhando ou lhe ajudando.

5 - Tenha água e café próximos a você.
Se você tem o hábito de beber café enquanto trabalha, saiba que as idas à cozinha podem ser uma grande distração e te atrair a lambiscar durante todo o dia. Leve água e café para o seu novo local de trabalho, faça as pausas necessárias para o consumo dos mesmos, mas evite as idas à cozinha.

6 - Encerre o seu trabalho no fim do dia.
Concluído o seu expediente, saia do local de trabalho, vista-se para ficar em casa e incorpore as rotinas da casa. É importante você fazer com que seu cérebro diferencie os momentos de trabalho dos momentos de lazer e assim evitar tornar-se um refém do trabalho dentro de casa.

Por meio dessas dicas, espero ter contribuído com o aumento da sua produtividade ao trabalhar em sua casa e quem sabe ter ajudado você a adequar a profissão para que possa ser executada permanentemente nesse formato.

Se você quiser melhorar sua produtividade, sugiro conhecer os cursos Aumente a Produtividade e Organização do seu time e Produtividade Digital.

Texto escrito por: Josiane Carla Vitorino Loos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da Autoestima para realizar um bom trabalho.

Autoestima pode ser definida como a soma dos sentimentos, pensamentos e comportamentos que uma pessoa tem em relação a si mesmo considerando o valor e competência que atribui a si. Logo se forma um auto conceito que se caracteriza pelo que a pessoa consciente e inconscientemente pensa que é, portanto este auto conceito funciona como fator determinante para as atitudes, escolhas e decisões de alguém. A soma entre sentimento de competência e sentimento de valor pessoal é o que determina a nossa Autoestima e isso interfere diretamente no modo como nos relacionamos conosco e com as demais pessoas, além de influenciar nossas ações, pensamentos e decisões. Considerando isto é imprescindível a influência da Autoestima em nosso desempenho e produtividade no ambiente de trabalho. É muito importante que as pessoas se conheçam e tenham consciência sobre a imagem que tem de si mesmas para que seja possível identificar se esta imagem tem lhe ajudado ou lhe atrapalhado em seu desenvolvimento e...

Janeiro Branco: A importância de cuidar da Saúde Mental para ter uma vida profissional de qualidade.

Infelizmente muitas pessoas ainda possuem grande preconceito a respeito dos cuidados com saúde mental, pois acreditam que cuidar da saúde mental é apenas para aqueles que sofrem com algum tipo de transtorno. Tal crença faz com que muita gente tenha vergonha de procurar por ajuda psicológica. Outra questão que torna as pessoas negligentes quando o assunto é saúde mental é o fato de não se conhecerem e, consequentemente, não se atentarem ao modo como se sentem, como lidam com as suas emoções e sentimentos e ao modo como pensam e se comportam. Essa falta de autoconhecimento coloca as pessoas em um estado de alienação sobre si mesmo, e isso faz com que ignorem ou aceitem quando não estão bem. Quem não cuida da sua saúde mental pode ter problemas em sua vida profissional, considerando que quando está com problemas relacionados à saúde mental a vida entra em um estado de desequilíbrio e isso afeta as concepções que a pessoa tem sobre si mesma, trazendo consequências negativas para o modo com...

Problemas ou “Oportunidades de Melhorias”?

Você já se deparou com situações nas quais buscava soluções para determinados “problemas”, e essas soluções estavam bem próximas de você, sem que você as levasse em consideração? Pois é, pode até parecer estranho, mas muitas vezes isso ocorre no mundo empresarial, e os gestores encontram ótimas alternativas para os “problemas”, ou melhor, para as  “oportunidades de melhorias” . Esse termo é muito mais apropriado e mostra que o crescimento pode ser gerado pelo simples fato de visualizar os problemas como oportunidades, e encontrar formas mais  eficientes e eficazes  de resolvê-los. As  pessoas são as respostas  para muitas soluções que são procuradas, pois quando menos espera-se elas aparecem com alternativas não pensadas até então. É fundamental que os gestores  ouçam as pessoas com atenção,  pois isso as valoriza e as faz sentirem-se cada vez mais parte do desafiador processo evolutivo do cotidiano. Para ter pessoas nas equipes, das qu...