Pular para o conteúdo principal

Dicas para Trabalhar Home Office


Você está diante a necessidade de trabalhar em sua casa? 
Está tendo dificuldades para manter a Concentração e Produtividade nesse formato de trabalho?

Vem comigo que vou compartilhar dicas comprovadas por mim e que vão lhe ajudar a conseguir os melhores resultados.

A nossa casa é nosso ambiente pessoal e nele temos inúmeras distrações, como: crianças, televisão, sofá, geladeira, cama e muitos outros. A seguir compartilho Seis Dicas para driblar todas essas distrações.

1 - Defina um local de Trabalho.
Crie um local para trabalhar. Caso não tenha uma mesa já utilizada para estudos, crie uma utilizando um aparador, uma mesa de canto, ou qualquer outro móvel que possa se transformar em uma mesa para o apoio do seu computador e papéis. 
Jamais utilize o sofá ou a cama como local para trabalhar e recomendo também evitar a cozinha, esses são os locais que mais criam distrações.

2 - Vista-se para Trabalhar.
Mesmo trabalhando em casa, você deve repetir o mesmo ritual como quando sai para trabalhar. Quando você se veste, se arruma, se perfuma, calça os sapatos, você está virando a chave do seu cérebro e informando que é hora de produzir.
Se você apenas sair da sua cama, permanecer com o pijama ou uma roupa que costuma usar em casa, despenteado, de chinelos... seu cérebro entenderá que você ainda está em momento de relaxamento e enviará comandos que te façam relaxar. Então tome uma banho, vista-se, arrume-se para sair e então inicie seu trabalho.

3 - Planeje seu dia.
Faça uma lista de tudo o que você precisa realizar no dia e assuma um compromisso consigo mesmo de só parar após concluir toda a lista. É fundamental você ter isso definido, pois o fato de não estar próximo aos demais colegas de trabalho aumenta muito as chances de procrastinação.

4 - Envolva as crianças.
Se você tem crianças em casa, você tem um desafio maior. Minha sugestão é explicar à criança que está em casa mas que está trabalhando e convidá-la a trabalhar junto com você.
Você pode colocar uma mesa para ela ao lado da sua mesa e disponibilizar jogos, papéis, lápis entre outros objetos que a manterá entretida. A criança se sentirá próxima a você e orgulhosa por estar trabalhando ou lhe ajudando.

5 - Tenha água e café próximos a você.
Se você tem o hábito de beber café enquanto trabalha, saiba que as idas à cozinha podem ser uma grande distração e te atrair a lambiscar durante todo o dia. Leve água e café para o seu novo local de trabalho, faça as pausas necessárias para o consumo dos mesmos, mas evite as idas à cozinha.

6 - Encerre o seu trabalho no fim do dia.
Concluído o seu expediente, saia do local de trabalho, vista-se para ficar em casa e incorpore as rotinas da casa. É importante você fazer com que seu cérebro diferencie os momentos de trabalho dos momentos de lazer e assim evitar tornar-se um refém do trabalho dentro de casa.

Por meio dessas dicas, espero ter contribuído com o aumento da sua produtividade ao trabalhar em sua casa e quem sabe ter ajudado você a adequar a profissão para que possa ser executada permanentemente nesse formato.

Se você quiser melhorar sua produtividade, sugiro conhecer os cursos Aumente a Produtividade e Organização do seu time e Produtividade Digital.

Texto escrito por: Josiane Carla Vitorino Loos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestrante Renomado vem à Três Lagoas pela Primeira Vez para Falar sobre Inovação e Processo Criativo

Marcos Piangers é jornalista, palestrante e autor do best “O Papai é Pop” que vendeu mais de 250 mil cópias pelo mundo, e vem para Três Lagoas pela 1ª vez para participar da Focus Talks 2019 com a palestra “Criatividade: fora da caixa, dentro da caixa”, uma das melhores palestras sobre inovação segundo o maior evento de marketing da América Latina.  A palestra falará sobre tecnologia, oportunidades digitais, como a inovação acontece e o que precisamos para acompanhar os novos tempos. Explicará as 4 características das empresas inovadoras e como um mundo conectado está mudando marcas, profissões e pessoas. Com mais de duas centenas de apresentações, para grandes empresas, agências de publicidade, faculdades e eventos focados nas mais diversas áreas, Piangers falará sobre o futuro e as tendências com muito bom humor. O evento será no dia 30/08, às 20h, no Papillon Eventos, BR 262 - Km 13 em Três Lagoas. Os ingressos podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda: Ótic

Ética Profissional e a sua Importância para se Tornar um Profissional de Sucesso!

  Cada vez mais as empresas têm buscado por profissionais que sejam compatíveis com a sua missão, visão e valores, pois para que um colaborador contribua para o desenvolvimento e crescimento da empresa, ele precisa estar engajado com o que faz e comprometido com as normas da organização. A conduta de um colaborador comprometido tem como base a Ética Profissional que pode ser compreendida como um conjunto de valores morais e regras que norteiam a atuação dos profissionais no exercício de suas funções. Os profissionais que atuam com ética, são aqueles que fazem o melhor sempre com responsabilidade, honestidade, transparência, humildade, integridade e respeito. Os melhores profissionais do mercado de trabalho são aqueles que, além de terem domínio e conhecimento sobre o que fazem, buscam sempre por constante aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e pessoal. Este contínuo desenvolvimento envolve a capacidade que a pessoa tem de reconhecer seus pontos fortes e fracos e assim re

Problemas ou “Oportunidades de Melhorias”?

Você já se deparou com situações nas quais buscava soluções para determinados “problemas”, e essas soluções estavam bem próximas de você, sem que você as levasse em consideração? Pois é, pode até parecer estranho, mas muitas vezes isso ocorre no mundo empresarial, e os gestores encontram ótimas alternativas para os “problemas”, ou melhor, para as  “oportunidades de melhorias” . Esse termo é muito mais apropriado e mostra que o crescimento pode ser gerado pelo simples fato de visualizar os problemas como oportunidades, e encontrar formas mais  eficientes e eficazes  de resolvê-los. As  pessoas são as respostas  para muitas soluções que são procuradas, pois quando menos espera-se elas aparecem com alternativas não pensadas até então. É fundamental que os gestores  ouçam as pessoas com atenção,  pois isso as valoriza e as faz sentirem-se cada vez mais parte do desafiador processo evolutivo do cotidiano. Para ter pessoas nas equipes, das quais pode-se cobrar resultados, é n