Pular para o conteúdo principal

Orçamento Doméstico


Ter a vida financeira em dia é um grande passo rumo a qualidade de vida. As dívidas tiram o sono de muitas pessoas e muitas das vezes, as pessoas nem sabem dizer como foi que adquiram tantas dívidas, ou em que momento se perderam. Para evitar que isso ocorra, vamos tratar sobre Orçamento Doméstico, pois uma vez que cria-se o hábito de fazê-lo e monitorá-lo, torna-se muito mais simples controlar as finanças.
Mas “O Que é Orçamento Doméstico?”.
Orçamento Doméstico é administrar as despesas para que se enquadrem na renda mensal.
Por meio de oito passos, você vai aprender como fazê-lo e consequentemente controlar as suas finanças.
Passo 01: Analise as movimentações financeiras do último ano.
Levante informações como: valores gastos com supermercado, energia elétrica, água, aluguel, cartão de crédito, etc. Levante o máximo de informações que conseguir e faça uma média mensal de cada despesa.
Passo 02: Identifique os gastos desnecessários.
Aqui você deve levantar os gastos que poderiam ter sido evitados. Por exemplo: a troca de um celular que ainda estava em perfeitas condições de uso, a compra de 3 pares de sapatos, compra de roupas para eventos específicos, festas semanais, etc . Tudo aquilo que lhe deu prazer imediato, mas que poderia ter sido evitado ou substituído por outro evento ou outra aquisição.
Passo 03: Levante os valores de renda mensal.
Aqui você vai levantar a renda mensal das pessoas que compõem a sua família e que contribuem para o sustento familiar.
Passo 04: Defina as metas para o próximo ano.
Aqui você pode detalhar metas somente suas ou metas familiares. Levante também os valores aproximados para o atingimento dessas metas.
Passo 05: Determine o que e como será feito para atingir as metas definidas no passo anterior.
Faça um plano de ação para o atingimento de cada meta, cuide para que o plano seja atingível. Defina: O que será Feito, Como será Feito, Quem Fará, Quando Fará e Como será Monitorado.
Passo 06: Acompanhe os Resultados.
Monitore suas finanças para ter a certeza de que está gastando somente o que foi definido no seu orçamento, monitore seu cartão de crédito e confira cada fatura, acompanhe seus extratos bancários. Você precisa fazer isso para garantir que o orçamento esteja sendo seguido.
Passo 07: Corrija se necessário.
Você foi surpreendido com alguma fatura extra que extrapolou o orçamento do mês? Economize em algo do orçamento do mês seguinte para recuperar o valor gasto no mês anterior. Lembre-se: o atingimento dos seus objetivos depende principalmente de você.
Passo 08: Comemore.
Você está conseguindo conquistar seus objetivos sem fazer dívidas? Comemore!! Você comprovou que com planejamento, organização e controle, você consegue chegar onde desejar.

Se você gosta de utilizar planilhas, existem planilhas criadas por profissionais para facilitar a gestão do seu orçamento, um exemplo de planilha é a Planilha para controle de Orçamento Doméstico comercializada de forma on-line
Texto escrito por: Josiane Carla Vitorino Loos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recolocação no mercado de trabalho na pandemia.

           Em um cenário pandêmico são muitas as dificuldades que as pessoas têm enfrentado, questões relacionadas à saúde, desemprego e economia tem afetado fortemente a população mundial. Pesquisas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que no Brasil a taxa de desemprego em 2020 chegou a 14,3 %, ou seja, atualmente existem mais de 14,1 milhões de pessoas desempregadas neste país.      Obter a tão sonhada recolocação no mercado de trabalho já não era algo tão simples e fácil antes da pandemia, agora então a situação está um pouco mais complicada e encontrar uma boa oportunidade se tornou algo ainda mais difícil, entretanto o importante é não desistir e acreditar sempre que as coisas vão melhorar.      Com a competitividade cada vez maior no mercado de trabalho é fundamental que além de otimismo, as pessoas que buscam recolocação invistam continuamente em desenvolvimento pessoal ...

Palestrante Renomado vem à Três Lagoas pela Primeira Vez para Falar sobre Inovação e Processo Criativo

Marcos Piangers é jornalista, palestrante e autor do best “O Papai é Pop” que vendeu mais de 250 mil cópias pelo mundo, e vem para Três Lagoas pela 1ª vez para participar da Focus Talks 2019 com a palestra “Criatividade: fora da caixa, dentro da caixa”, uma das melhores palestras sobre inovação segundo o maior evento de marketing da América Latina.  A palestra falará sobre tecnologia, oportunidades digitais, como a inovação acontece e o que precisamos para acompanhar os novos tempos. Explicará as 4 características das empresas inovadoras e como um mundo conectado está mudando marcas, profissões e pessoas. Com mais de duas centenas de apresentações, para grandes empresas, agências de publicidade, faculdades e eventos focados nas mais diversas áreas, Piangers falará sobre o futuro e as tendências com muito bom humor. O evento será no dia 30/08, às 20h, no Papillon Eventos, BR 262 - Km 13 em Três Lagoas. Os ingressos podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda: ...

Janeiro Branco: A importância de cuidar da Saúde Mental para ter uma vida profissional de qualidade.

Infelizmente muitas pessoas ainda possuem grande preconceito a respeito dos cuidados com saúde mental, pois acreditam que cuidar da saúde mental é apenas para aqueles que sofrem com algum tipo de transtorno. Tal crença faz com que muita gente tenha vergonha de procurar por ajuda psicológica. Outra questão que torna as pessoas negligentes quando o assunto é saúde mental é o fato de não se conhecerem e, consequentemente, não se atentarem ao modo como se sentem, como lidam com as suas emoções e sentimentos e ao modo como pensam e se comportam. Essa falta de autoconhecimento coloca as pessoas em um estado de alienação sobre si mesmo, e isso faz com que ignorem ou aceitem quando não estão bem. Quem não cuida da sua saúde mental pode ter problemas em sua vida profissional, considerando que quando está com problemas relacionados à saúde mental a vida entra em um estado de desequilíbrio e isso afeta as concepções que a pessoa tem sobre si mesma, trazendo consequências negativas para o modo com...