Pular para o conteúdo principal

Orçamento Doméstico


Ter a vida financeira em dia é um grande passo rumo a qualidade de vida. As dívidas tiram o sono de muitas pessoas e muitas das vezes, as pessoas nem sabem dizer como foi que adquiram tantas dívidas, ou em que momento se perderam. Para evitar que isso ocorra, vamos tratar sobre Orçamento Doméstico, pois uma vez que cria-se o hábito de fazê-lo e monitorá-lo, torna-se muito mais simples controlar as finanças.
Mas “O Que é Orçamento Doméstico?”.
Orçamento Doméstico é administrar as despesas para que se enquadrem na renda mensal.
Por meio de oito passos, você vai aprender como fazê-lo e consequentemente controlar as suas finanças.
Passo 01: Analise as movimentações financeiras do último ano.
Levante informações como: valores gastos com supermercado, energia elétrica, água, aluguel, cartão de crédito, etc. Levante o máximo de informações que conseguir e faça uma média mensal de cada despesa.
Passo 02: Identifique os gastos desnecessários.
Aqui você deve levantar os gastos que poderiam ter sido evitados. Por exemplo: a troca de um celular que ainda estava em perfeitas condições de uso, a compra de 3 pares de sapatos, compra de roupas para eventos específicos, festas semanais, etc . Tudo aquilo que lhe deu prazer imediato, mas que poderia ter sido evitado ou substituído por outro evento ou outra aquisição.
Passo 03: Levante os valores de renda mensal.
Aqui você vai levantar a renda mensal das pessoas que compõem a sua família e que contribuem para o sustento familiar.
Passo 04: Defina as metas para o próximo ano.
Aqui você pode detalhar metas somente suas ou metas familiares. Levante também os valores aproximados para o atingimento dessas metas.
Passo 05: Determine o que e como será feito para atingir as metas definidas no passo anterior.
Faça um plano de ação para o atingimento de cada meta, cuide para que o plano seja atingível. Defina: O que será Feito, Como será Feito, Quem Fará, Quando Fará e Como será Monitorado.
Passo 06: Acompanhe os Resultados.
Monitore suas finanças para ter a certeza de que está gastando somente o que foi definido no seu orçamento, monitore seu cartão de crédito e confira cada fatura, acompanhe seus extratos bancários. Você precisa fazer isso para garantir que o orçamento esteja sendo seguido.
Passo 07: Corrija se necessário.
Você foi surpreendido com alguma fatura extra que extrapolou o orçamento do mês? Economize em algo do orçamento do mês seguinte para recuperar o valor gasto no mês anterior. Lembre-se: o atingimento dos seus objetivos depende principalmente de você.
Passo 08: Comemore.
Você está conseguindo conquistar seus objetivos sem fazer dívidas? Comemore!! Você comprovou que com planejamento, organização e controle, você consegue chegar onde desejar.

Se você gosta de utilizar planilhas, existem planilhas criadas por profissionais para facilitar a gestão do seu orçamento, um exemplo de planilha é a Planilha para controle de Orçamento Doméstico comercializada de forma on-line
Texto escrito por: Josiane Carla Vitorino Loos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da Autoestima para realizar um bom trabalho.

Autoestima pode ser definida como a soma dos sentimentos, pensamentos e comportamentos que uma pessoa tem em relação a si mesmo considerando o valor e competência que atribui a si. Logo se forma um auto conceito que se caracteriza pelo que a pessoa consciente e inconscientemente pensa que é, portanto este auto conceito funciona como fator determinante para as atitudes, escolhas e decisões de alguém. A soma entre sentimento de competência e sentimento de valor pessoal é o que determina a nossa Autoestima e isso interfere diretamente no modo como nos relacionamos conosco e com as demais pessoas, além de influenciar nossas ações, pensamentos e decisões. Considerando isto é imprescindível a influência da Autoestima em nosso desempenho e produtividade no ambiente de trabalho. É muito importante que as pessoas se conheçam e tenham consciência sobre a imagem que tem de si mesmas para que seja possível identificar se esta imagem tem lhe ajudado ou lhe atrapalhado em seu desenvolvimento e...

Janeiro Branco: A importância de cuidar da Saúde Mental para ter uma vida profissional de qualidade.

Infelizmente muitas pessoas ainda possuem grande preconceito a respeito dos cuidados com saúde mental, pois acreditam que cuidar da saúde mental é apenas para aqueles que sofrem com algum tipo de transtorno. Tal crença faz com que muita gente tenha vergonha de procurar por ajuda psicológica. Outra questão que torna as pessoas negligentes quando o assunto é saúde mental é o fato de não se conhecerem e, consequentemente, não se atentarem ao modo como se sentem, como lidam com as suas emoções e sentimentos e ao modo como pensam e se comportam. Essa falta de autoconhecimento coloca as pessoas em um estado de alienação sobre si mesmo, e isso faz com que ignorem ou aceitem quando não estão bem. Quem não cuida da sua saúde mental pode ter problemas em sua vida profissional, considerando que quando está com problemas relacionados à saúde mental a vida entra em um estado de desequilíbrio e isso afeta as concepções que a pessoa tem sobre si mesma, trazendo consequências negativas para o modo com...

Ética Profissional e a sua Importância para se Tornar um Profissional de Sucesso!

  Cada vez mais as empresas têm buscado por profissionais que sejam compatíveis com a sua missão, visão e valores, pois para que um colaborador contribua para o desenvolvimento e crescimento da empresa, ele precisa estar engajado com o que faz e comprometido com as normas da organização. A conduta de um colaborador comprometido tem como base a Ética Profissional que pode ser compreendida como um conjunto de valores morais e regras que norteiam a atuação dos profissionais no exercício de suas funções. Os profissionais que atuam com ética, são aqueles que fazem o melhor sempre com responsabilidade, honestidade, transparência, humildade, integridade e respeito. Os melhores profissionais do mercado de trabalho são aqueles que, além de terem domínio e conhecimento sobre o que fazem, buscam sempre por constante aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e pessoal. Este contínuo desenvolvimento envolve a capacidade que a pessoa tem de reconhecer seus pontos fortes e fracos e assi...