Pular para o conteúdo principal

Orçamento Doméstico


Ter a vida financeira em dia é um grande passo rumo a qualidade de vida. As dívidas tiram o sono de muitas pessoas e muitas das vezes, as pessoas nem sabem dizer como foi que adquiram tantas dívidas, ou em que momento se perderam. Para evitar que isso ocorra, vamos tratar sobre Orçamento Doméstico, pois uma vez que cria-se o hábito de fazê-lo e monitorá-lo, torna-se muito mais simples controlar as finanças.
Mas “O Que é Orçamento Doméstico?”.
Orçamento Doméstico é administrar as despesas para que se enquadrem na renda mensal.
Por meio de oito passos, você vai aprender como fazê-lo e consequentemente controlar as suas finanças.
Passo 01: Analise as movimentações financeiras do último ano.
Levante informações como: valores gastos com supermercado, energia elétrica, água, aluguel, cartão de crédito, etc. Levante o máximo de informações que conseguir e faça uma média mensal de cada despesa.
Passo 02: Identifique os gastos desnecessários.
Aqui você deve levantar os gastos que poderiam ter sido evitados. Por exemplo: a troca de um celular que ainda estava em perfeitas condições de uso, a compra de 3 pares de sapatos, compra de roupas para eventos específicos, festas semanais, etc . Tudo aquilo que lhe deu prazer imediato, mas que poderia ter sido evitado ou substituído por outro evento ou outra aquisição.
Passo 03: Levante os valores de renda mensal.
Aqui você vai levantar a renda mensal das pessoas que compõem a sua família e que contribuem para o sustento familiar.
Passo 04: Defina as metas para o próximo ano.
Aqui você pode detalhar metas somente suas ou metas familiares. Levante também os valores aproximados para o atingimento dessas metas.
Passo 05: Determine o que e como será feito para atingir as metas definidas no passo anterior.
Faça um plano de ação para o atingimento de cada meta, cuide para que o plano seja atingível. Defina: O que será Feito, Como será Feito, Quem Fará, Quando Fará e Como será Monitorado.
Passo 06: Acompanhe os Resultados.
Monitore suas finanças para ter a certeza de que está gastando somente o que foi definido no seu orçamento, monitore seu cartão de crédito e confira cada fatura, acompanhe seus extratos bancários. Você precisa fazer isso para garantir que o orçamento esteja sendo seguido.
Passo 07: Corrija se necessário.
Você foi surpreendido com alguma fatura extra que extrapolou o orçamento do mês? Economize em algo do orçamento do mês seguinte para recuperar o valor gasto no mês anterior. Lembre-se: o atingimento dos seus objetivos depende principalmente de você.
Passo 08: Comemore.
Você está conseguindo conquistar seus objetivos sem fazer dívidas? Comemore!! Você comprovou que com planejamento, organização e controle, você consegue chegar onde desejar.

Se você gosta de utilizar planilhas, existem planilhas criadas por profissionais para facilitar a gestão do seu orçamento, um exemplo de planilha é a Planilha para controle de Orçamento Doméstico comercializada de forma on-line
Texto escrito por: Josiane Carla Vitorino Loos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestrante Renomado vem à Três Lagoas pela Primeira Vez para Falar sobre Inovação e Processo Criativo

Marcos Piangers é jornalista, palestrante e autor do best “O Papai é Pop” que vendeu mais de 250 mil cópias pelo mundo, e vem para Três Lagoas pela 1ª vez para participar da Focus Talks 2019 com a palestra “Criatividade: fora da caixa, dentro da caixa”, uma das melhores palestras sobre inovação segundo o maior evento de marketing da América Latina.  A palestra falará sobre tecnologia, oportunidades digitais, como a inovação acontece e o que precisamos para acompanhar os novos tempos. Explicará as 4 características das empresas inovadoras e como um mundo conectado está mudando marcas, profissões e pessoas. Com mais de duas centenas de apresentações, para grandes empresas, agências de publicidade, faculdades e eventos focados nas mais diversas áreas, Piangers falará sobre o futuro e as tendências com muito bom humor. O evento será no dia 30/08, às 20h, no Papillon Eventos, BR 262 - Km 13 em Três Lagoas. Os ingressos podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda: Ótic

Ética Profissional e a sua Importância para se Tornar um Profissional de Sucesso!

  Cada vez mais as empresas têm buscado por profissionais que sejam compatíveis com a sua missão, visão e valores, pois para que um colaborador contribua para o desenvolvimento e crescimento da empresa, ele precisa estar engajado com o que faz e comprometido com as normas da organização. A conduta de um colaborador comprometido tem como base a Ética Profissional que pode ser compreendida como um conjunto de valores morais e regras que norteiam a atuação dos profissionais no exercício de suas funções. Os profissionais que atuam com ética, são aqueles que fazem o melhor sempre com responsabilidade, honestidade, transparência, humildade, integridade e respeito. Os melhores profissionais do mercado de trabalho são aqueles que, além de terem domínio e conhecimento sobre o que fazem, buscam sempre por constante aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e pessoal. Este contínuo desenvolvimento envolve a capacidade que a pessoa tem de reconhecer seus pontos fortes e fracos e assim re

Problemas ou “Oportunidades de Melhorias”?

Você já se deparou com situações nas quais buscava soluções para determinados “problemas”, e essas soluções estavam bem próximas de você, sem que você as levasse em consideração? Pois é, pode até parecer estranho, mas muitas vezes isso ocorre no mundo empresarial, e os gestores encontram ótimas alternativas para os “problemas”, ou melhor, para as  “oportunidades de melhorias” . Esse termo é muito mais apropriado e mostra que o crescimento pode ser gerado pelo simples fato de visualizar os problemas como oportunidades, e encontrar formas mais  eficientes e eficazes  de resolvê-los. As  pessoas são as respostas  para muitas soluções que são procuradas, pois quando menos espera-se elas aparecem com alternativas não pensadas até então. É fundamental que os gestores  ouçam as pessoas com atenção,  pois isso as valoriza e as faz sentirem-se cada vez mais parte do desafiador processo evolutivo do cotidiano. Para ter pessoas nas equipes, das quais pode-se cobrar resultados, é n