Pular para o conteúdo principal

A Importância da Formação Green Belt - Seis Sigma



Frequentemente nos perguntam o porquê estudar Seis Sigma e fazer um Curso de Formação Green Belt. Para responder este questionamento, elaboramos o texto abaixo: 
Por meio do Curso de Formação Green Belt Seis Sigma você irá desenvolver sua capacidade de melhorar processos, coletar e analisar dados.
O sucesso de muitas empresas está diretamente relacionado com estas competências, visto que muitas vezes se entende do processo, mas são sabe-se como obter, tratar e analisar os dados para conseguir tomar as melhores decisões. Em muitos casos até tem-se os dados, mas não se sabe as melhores formas de analisá-los, visando otimizar os processos por meio de direcionamentos claros. 
Curso de Formação Green Belt Seis Sigma visa capacitar profissionais para resolução de problemas complexos através de metodologias de raciocínio crítico (critical thinking) e aprendizado sequencial; capacitar os profissionais para tomada de decisão baseada na correta coleta e análise de dados e desenvolver competências para o atendimento de metas e especificações, através do entendimento e otimização de processos, identificação e controle da variação destes processos. 
Durante o Curso, é abordado de forma aprofundada sobre o DOE, sigla em inglês de Design of Experiments, que significa Planejamento de Experimentos. 
Um experimento bem executado é capaz de responder às seguintes perguntas: 
  • Quais são os fatores chave do processo?
  • Qual a combinação de fatores que faz o processo funcionar a um nível aceitável?
  • Quais são os efeitos principais e de interação do processo?
  •  Como lidar com a variabilidade do processo?
Em resumo, compreende estudar um produto ou processo e seus fatores associados, para identificar quais são os fatores que mais influenciam em seu comportamento e como utilizá-los a seu favor. Dessa forma, o profissional pode obter a melhor configuração e otimizar seu produto ou processo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da Autoestima para realizar um bom trabalho.

Autoestima pode ser definida como a soma dos sentimentos, pensamentos e comportamentos que uma pessoa tem em relação a si mesmo considerando o valor e competência que atribui a si. Logo se forma um auto conceito que se caracteriza pelo que a pessoa consciente e inconscientemente pensa que é, portanto este auto conceito funciona como fator determinante para as atitudes, escolhas e decisões de alguém. A soma entre sentimento de competência e sentimento de valor pessoal é o que determina a nossa Autoestima e isso interfere diretamente no modo como nos relacionamos conosco e com as demais pessoas, além de influenciar nossas ações, pensamentos e decisões. Considerando isto é imprescindível a influência da Autoestima em nosso desempenho e produtividade no ambiente de trabalho. É muito importante que as pessoas se conheçam e tenham consciência sobre a imagem que tem de si mesmas para que seja possível identificar se esta imagem tem lhe ajudado ou lhe atrapalhado em seu desenvolvimento e...

Janeiro Branco: A importância de cuidar da Saúde Mental para ter uma vida profissional de qualidade.

Infelizmente muitas pessoas ainda possuem grande preconceito a respeito dos cuidados com saúde mental, pois acreditam que cuidar da saúde mental é apenas para aqueles que sofrem com algum tipo de transtorno. Tal crença faz com que muita gente tenha vergonha de procurar por ajuda psicológica. Outra questão que torna as pessoas negligentes quando o assunto é saúde mental é o fato de não se conhecerem e, consequentemente, não se atentarem ao modo como se sentem, como lidam com as suas emoções e sentimentos e ao modo como pensam e se comportam. Essa falta de autoconhecimento coloca as pessoas em um estado de alienação sobre si mesmo, e isso faz com que ignorem ou aceitem quando não estão bem. Quem não cuida da sua saúde mental pode ter problemas em sua vida profissional, considerando que quando está com problemas relacionados à saúde mental a vida entra em um estado de desequilíbrio e isso afeta as concepções que a pessoa tem sobre si mesma, trazendo consequências negativas para o modo com...

Problemas ou “Oportunidades de Melhorias”?

Você já se deparou com situações nas quais buscava soluções para determinados “problemas”, e essas soluções estavam bem próximas de você, sem que você as levasse em consideração? Pois é, pode até parecer estranho, mas muitas vezes isso ocorre no mundo empresarial, e os gestores encontram ótimas alternativas para os “problemas”, ou melhor, para as  “oportunidades de melhorias” . Esse termo é muito mais apropriado e mostra que o crescimento pode ser gerado pelo simples fato de visualizar os problemas como oportunidades, e encontrar formas mais  eficientes e eficazes  de resolvê-los. As  pessoas são as respostas  para muitas soluções que são procuradas, pois quando menos espera-se elas aparecem com alternativas não pensadas até então. É fundamental que os gestores  ouçam as pessoas com atenção,  pois isso as valoriza e as faz sentirem-se cada vez mais parte do desafiador processo evolutivo do cotidiano. Para ter pessoas nas equipes, das qu...